Anúncios
Inicial > audiência de tv, Audiencia e Tv, notícia de tv, NOTICIA DE TV, Noticias da TV, NTB, Televisão, TV > Análise da Influência Geopolítica dos Evangélicos no Oriente Médio, hoje (24) na TV Brasil

Análise da Influência Geopolítica dos Evangélicos no Oriente Médio, hoje (24) na TV Brasil

 

Divulgação – TV Brasil

Nas últimas décadas, os evangélicos se tornaram os apoiadores mais entusiásticos de Israel depois dos próprios judeus. No Brasil, nos Estados Unidos e em outros países, evangélicos elegem líderes que apoiam o estabelecimento de assentamentos na Cisjordânia e defendem o reconhecimento de Jerusalém como capital indivisível do Estado judeu, além de fomentar relações econômicas com a região.

Mas por que um grupo de cristãos que vive a milhares de quilômetros do Levante está tão interessado na política secular de Israel? É essa questão que o próximo “Um olhar sobre o mundo” procura responder com a participação do especialista Gedeon Alencar.

Doutor em ciências da religião pela PUC-SP e membro da Rede Latino-americana de Estudos do Pentecostalismo e do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo, o convidado participa do programa apresentado pelo jornalista Moisés Rabinovici na madrugada desta terça (23/04) para quarta-feira (24/04), à meia-noite, na TV Brasil.

Alencar explica que a origem desse movimento está entre o final do século XIX e começo do século XX, com o surgimento da doutrina teológica do dispensacionalismo. “É uma doutrina que tenta estabelecer planos pragmáticos e etapas da ação de Deus”, explica. Segundo o estudioso, livros como “Israel, Gogue e o Anticristo” foram particularmente importantes para disseminar essa perspectiva no Brasil e ligar o pensamento cristão ao Estado moderno de Israel.

O entrevistado questiona a validade teológica dessa confluência entre profecias religiosas e eventos históricos. “Quando você lê os registros historiográficos da época, em tese, todas as profecias já tinham se cumprido e Jesus estava prestes a voltar, mas não voltou”, comenta.

Moisés Rabinovici e Gedeon Alencar também discutem a relação entre a imagem ideal que os cristãos têm de Israel e a realidade secular do país, além de analisar o papel do contexto econômico no interesse dos evangélicos na região.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s