Anúncios
Início > audiência, audiência de tv, Audiencia e Tv, notícia de tv, Noticias da TV, NTB, Televisão, TV > Código Ternário toca repertório de choro e jazz misturados a outros ritmos em programas inéditos no SescTV

Código Ternário toca repertório de choro e jazz misturados a outros ritmos em programas inéditos no SescTV

Formado por Gustavo Bali, no pandeiro, Carrapicho Rangel, no bandolim de 10 cordas, e César Roversi, no saxofone, o Código Ternário fala sobre a formação do trio, visita o Museu da Imigração, na capital paulista, e conversa com o pianista André Marques em documentário da série Passagem de Som, que estreia no SescTV, neste domingo (02/07), às 21h. Na sequência, o show do grupo para a série Instrumental Sesc Brasil apresenta repertório de choro, jazz, baião, maracatu, funk e influências da world music de Hermeto Pascoal. Inéditos, os programas têm direção geral de Max Alvim.

O Passagem de Som mostra que Bali nasceu em Curitiba – PR, e vive no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, na casa onde seus bisavós moraram quando chegaram da Iugoslávia, na década de 1920. Bem perto dali, o trio visita o Museu da Imigração em busca de informações sobre a chegada da família do pandeirista ao Brasil.

Em sua residência, que também funciona como sede para os ensaios do Código Ternário, Bali lembra como iniciou o grupo. “Estava com vontade de tocar um bandolim de 10 cordas. Procurei no YouTube: bandolim de 10 cordas, São Paulo. Aí só deu ele”, conta, se referindo a Carrapicho Rangel, que nasceu na cidade paulista de Araraquara. “Eu comecei, muito novo, tocando instrumento de percussão, com sete anos de idade”, diz o bandolinista.

No mesmo estado, na cidade de Leme, o terceiro integrante do trio, César Roversi, nasceu em uma família de imigrantes italianos e espanhóis. Antes de se mudar para a capital, onde fez parte da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o saxofonista residiu em Tatuí, município que abriga o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, conhecido como Conservatório de Tatuí, fundado em 1954. Nessa instituição, o trio teve aulas com o pianista do grupo de Hermeto Pascoal, André Marques, que fala sobre o objetivo da world music tocada pelo multi-instrumentista alagoano. “Era liberação de rótulos, era fazer música por música. A gente não pensava se era uma canção erudita, folclórica ou popular”, esclarece Marques.

O gênero musical de Pascoal está presente na sonoridade do Código Ternário, porém, de acordo com Bali, o trio não faz exatamente a world music do artista. “Tem bastante influência dele, até mesmo porque o César também teve uma banda influenciada por Hermeto, inclusive já tocou com ele”, explica Rangel.

A musicalidade do grupo pode ser conferida no show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No repertório, composições próprias, como Rumo à Curitiba e Código Ternário, de Carrapicho Rangel; e Panorâmico, de César Roversi; além de Receita de Samba, de Jacob do Bandolim; Qui Nem Jiló, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; e Notícia, de Nelson Cavaquinho.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s