Anúncios
Início > audiência, audiência de tv, Audiencia e Tv, notícia de tv, Noticias da TV, NTB, Televisão, TV > Caminhos da Reportagem, hoje (29) análise dos prejuízos causados pelo alcoolismo

Caminhos da Reportagem, hoje (29) análise dos prejuízos causados pelo alcoolismo

Divulgação  – TV Brasil

O alcoolismo é uma doença que afeta pessoas de diferentes classes sociais, independente do sexo, da raça e da idade. O “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (29/06), às 22h, na TV Brasil, mostra os efeitos do álcool no corpo humano e como a sensação de prazer pode levar à dependência. Os entrevistados falam sobre os efeitos devastadores da bebida alcoólica: os prejuízos à saúde, à família e à vida daqueles que se tornam dependentes.

O programa conta histórias de homens e mulheres que lutam contra o vício, as dificuldades e as vitórias que conquistam a cada dia. Entre eles está o Agleidison do Nascimento, de 37 anos. Com a dependência do álcool, ele perdeu o emprego, se afastou da família e chegou a morar na rua. “Quantas vezes eu deixei de fazer a alegria do meu filho, da minha esposa, deixei de ir ao cinema, ao parque, ao zoológico porque eu tinha que fazer uma graça para o meu grupinho de amigos”, relembra.

O psiquiatra Leonardo Moreira, especialista em dependência química, explica que o álcool se torna um protagonista na vida do alcoolista. “Às vezes o álcool se torna algo muito importante pra pessoa. É o núcleo de prazer que a pessoa conseguiu manter na vida e vai desfazendo dos outros prazeres. Se antes tinha uma atividade física ou tinha prazer no trabalho, da igreja, vai deixando isso em prol do uso repetitivo do álcool”.

O Caminhos da Reportagem mostra que é possível superar o alcoolismo. Especialistas explicam que os dependentes podem alcançar a reabilitação, desde que tenham tratamento adequado. Entre as alternativas estão os serviços gratuitos oferecidos pelos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) e pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). “A intenção é que essas pessoas voltem a ser sujeitos de direito, que voltem a trabalhar e exerçam em plenitude sua cidadania”, explica a psicóloga Fabiana Faria.

O médico Paulo Leme e o advogado Paulo Leme Filho vivenciaram o problema do alcoolismo. Já recuperados, escreveram um livro sobre o assunto e criaram o movimento Vale a Pena, uma Organização Não Governamental que oferece informações sobre a doença, o tratamento e as formas de prevenção.

Pai e filho acreditam que falar abertamente sobre o problema é uma maneira de ajudar outras pessoas. “Nem no meu sonho mais doido, e olha que eu tive muitos, eu imaginaria que a minha vida seria tão boa como ela é hoje. É muita diferença. Dá uma chance pra você”, finaliza Paulo Leme Filho.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s