Anúncios
Início > audiência, audiência de tv, Audiencia e Tv, notícia de tv, Noticias da TV, NTB, Televisão, TV > Caminhos da Reportagem coloca apropriação cultural em pauta nesta quinta, 18

Caminhos da Reportagem coloca apropriação cultural em pauta nesta quinta, 18

Divulgação TV Brasil

Os limites que separam apropriação cultural, preconceito e racismo estão em debate no programa “Caminhos da Reportagem” desta quinta (18/05), às 22h, na TV Brasil.

A equipe da atração jornalística apresenta várias situações em que a adoção de elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente gerou polêmica.

É o caso de uma estudante de 19 anos, branca, que usava turbante na cabeça para esconder a careca, resultado do tratamento de câncer. Quatro jovens negras a esperavam no final da escada rolante do metrô para questionar porque ela estava usando um turbante.

O uso de adereços e símbolos identificados com a cultura negra levantou polêmica. A artista Juliana Luna relata que sofre hostilidade por ensinar brancos a usar turbante. Ela disse que é chamada de “negra da Casa Grande”.

O que parecia ser um incidente banal, causou controvérsia e reacendeu a discussão sobre a cultura do oprimido, apropriação cultural, preconceito e racismo. O “Caminhos da Reportagem” aborda a questão a partir da perspectiva de vários segmentos da sociedade que emitem opiniões sobre o tema.

O programa ainda entrevista jovens indígenas que refletem sobre estampas e artesanatos utilizados pela indústria, sem que o lucro seja revertido para as suas comunidades.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s