Anúncios
Início > audiência de tv, Audiencia e Tv, notícia de tv, Noticias da TV, NTB, Televisão, TV > Caminhos da Reportagem, hoje (02) investigação da influência negra no carnaval

Caminhos da Reportagem, hoje (02) investigação da influência negra no carnaval

Divulgação TV Brasil

O “Caminhos da Reportagem”, que vai ao ar na TV Brasil nesta quinta (02), às 20h30, revela a influência negra no carnaval em várias partes do país: Pernambuco, Maranhão, Ceará, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Tambores, atabaques e cabaças: instrumentos de origem africana que ditam o ritmo de várias manifestações culturais, ainda mais fortes durante o carnaval. A festa, que teve início nas elites europeias, ganhou forma a partir da abolição dos escravos. Ritmos como o Jongo, o Entrudo – precursor do samba – e outras tradições, quase sempre de cunho religioso, começam a se difundir entre os brancos.

O programa mostra os ritmos que embalam os carnavais do Brasil, como o Jongo do Rio de Janeiro e o tambor de sopapo, no Rio Grande do Sul. E tenta responder ainda a uma grande dúvida que permanece entre os amantes do samba: afinal, o ritmo nasceu na Bahia ou no Rio de Janeiro? Já o Maracatu não é forte apenas em Pernambuco, mas também no Ceará. E o carnaval do Maranhão tem não só o tambor de crioula, mas o balanço do reggae.

Artistas, fundadores de blocos e especialistas analisam o legado africano para o Carnaval brasileiro, que já foi marginalizado, mas é hoje a maior reunião de ritmos e manifestações culturais do planeta.

Para a cantora baiana Margareth Menezes, o carnaval é motivo de orgulho por suas raízes. “A gente hoje tem coragem de enfrentar o preconceito, especialmente no caso da mulher afro-brasileira. Agora, estão começando a surgir alguns elementos de valorização, uma imagem mais positiva”, afirma.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s