Anúncios
Início > audiência de tv, Audiencia e Tv, notícia de tv, Noticias da TV, NTB, Televisão, TV > Caminhos da Reportagem aborda condição dos presídios e da população carcerária no país

Caminhos da Reportagem aborda condição dos presídios e da população carcerária no país

Divulgação TV Brasil

Às 20h30 desta quinta-feira (16/02), na TV Brasil, o programa “Caminhos da Reportagem” traça um panorama da política de encarceramento no Brasil e das condições das unidades prisionais, que, segundo especialistas, não colaboram para a ressocialização dos presos.

Para a socióloga e ex-diretora da geral do sistema penitenciário do Rio de Janeiro, Julita Lemgruber, a justiça criminal brasileira é disfuncional. “Você tem, principalmente, um problema grave na entrada e um problema grave na saída. O sistema penitenciário brasileiro funciona como um funil que tem uma boca enorme e uma saída muito estreita”, complementa.

Em cinco estados, a equipe de reportagem mostra as condições de penitenciárias federais, o dia a dia das famílias e a atuação das facções dentro e fora dos presídios.

Em Pernambuco, estado com maior superlotação carcerária, o programa acompanha a realização de audiências de custódia, mecanismo que pode diminuir a prisão sem a realização do julgamento. No Brasil, 40% da população carcerária está em prisão provisória.

Em Minas Gerais, a primeira parceria público-privada do Brasil pode vir a ser um modelo para as demais unidades prisionais da federação.

Este ano, 60 detentos foram mortos em Manaus, 33 em Boa Vista e 26 em Natal. No centro da crise está a disputa pelo controle do tráfico de drogas entre as facções Família do Norte, Primeiro Comando da Capital, Comando Vermelho e Sindicato do Crime. Os episódios lançaram luz sobre o sistema penitenciário do país, que tem a quarta maior população carcerária do mundo, atrás dos EUA, China e Rússia.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s