About these ads
Início > Audiencia e Tv, Noticias da TV, NTB, Programas, SBT, Televisão, TV > Notícias da TV Alterosa

Notícias da TV Alterosa

Ricardo Carlini passa a comandar Jornal da Alterosa

O telespectador já tem acompanhado algumas alterações no jornalismo da TV Alterosa, mas a grande mudança virá, mesmo, amanhã, com a nova equipe de apresentadores da 1ª edição do Jornal da Alterosa, que vai ao ar às 13h. A âncora, Laura Lima, continua no comando da atração, mas não estará mais sozinha. Para acompanhá-la, chegam ao jornal o comentarista João Vítor Xavier e o outro apresentador, Ricardo Carlini, atual gerente-geral de jornalismo da Alterosa. “É interessante o gerente do jornalismo ir para a frente da tela conversar com a galera”, ressalta Carlini. “Se o público quiser, pode meter o pau, discutir, participar. É interação total com o povo”, avisa.Os novos apresentadores chegam com uma novidade no cenário: não haverá bancadas. “Não são âncoras amarrados. São apresentadores em pé, andando e conversando”, explica Ricardo Carlini. Andar e conversar são ações diretamente ligadas à nova linha editorial do Jornal da Alterosa.

Comunidade, polícia e prestação de serviço formam o que Carlini chama de “tripé” da nova linha de jornal. “Os fatos policiais ganharam mais espaço no programa, em função de maior importância no dia a dia de cada um: falta de segurança e bala perdida até em bairro nobre. Uma vez que os fatos policiais aumentaram, ganharam mais espaço no jornal”, justifica.

Mais prestação de serviço é parte do novo projeto. Um consumidor pode pedir ajuda para denunciar, por exemplo, que comprou uma geladeira e a loja não entregou. Também é o caso da mãe que está esperando a liberação do corpo do filho há um mês e o Instituto Médico Legal (IML) não libera. “São direitos que uma pessoa comum e simples não tem porque não conhece alguém importante. Mas agora ela conta com o Jornal da Alterosa”, defende Carlini.

A linguagem vai mudar. Torna-se mais acessível, popular, factual e trata diretamente da rua do cidadão, do bairro. Ricardo Carlini explica: “O que o apresentador falar, você vai entender na hora. A linguagem difícil deixou de existir. Agora o repórter conversa”.

Carlini conta ainda que essa conversa é como a que se dá entre amigos. “Você não chega em casa e diz: ‘Pai, houve um acidente grave na Afonso Pena e três ônibus estiveram envolvidos’. Você diz: ‘Vi uma batida horrível na Afonso Pena com o povo todo machucado’”, detalha.

Time entrosado

Já está em campo o novo repórter, Thiago Reis, conhecido pelo jargão “Seu nome e seu bairro”, que emprega nas transmissões esportivas da Rádio Itatiaia. O papel de Thiago é visitar os bairros e encontrar problemas, que vão de saneamento básico à segurança, e denunciá-los ao vivo.Thiago mostra o problema e avisa, no ar: ficará no local até o fim da edição do noticiário, aguardando uma solução. “Não adianta o responsável, seja a prefeitura ou quem for, mandar nota via assessoria de imprensa. Tem de ir lá e resolver. A cobrança que o jornal faz é direta, assim como a do povo”, provoca Carlini.

E essa técnica já está funcionando. Desde o começo de julho no jornal, Thiago já foi atendido por vice-prefeitos, gerentes de regionais e outras autoridades que apareceram para dar satisfação ou resolver as questões. “A gente cobra. Se o cara promete resolver em 10 dias, voltamos para conferir. É uma coisa pró-comunidade”, garante o jornalista.
Para completar o time de apresentadores, quem chega à 1ª edição do Jornal da Alterosa é o jornalista João Vítor Xavier, para fazer as análises e comentários críticos ao lado de Carlini.

O horário do Jornal da Alterosa – 1ª edição será ampliado. Agora, são 40 minutos de duração. O Jornal da Alterosa – 2ª edição continua no mesmo horário, às 18h30, com 25 minutos. Ana Cristina Pimenta reassumiu o posto de apresentadora. Ela faz o programa sozinha, mas com a mesma equipe de repórteres e linha editorial da 1ª edição.

Jornal da Alterosa
. 1ª edição, de segunda a sexta-feira, às 13h
. 2ª edição, de segunda-feira a sábado, às 18h30.

O novo formato do Jornal da Alterosa conta com uma tecnologia exclusiva em Minas Gerais, que permite coberturas completas em tempo real. Mochilink é exatamente o que o nome diz: uma mochila que carrega equipamento para fazer o link, ou seja, entrar ao vivo no ar.

A diferença do Mochilink para o caminhão de transmissão é que o sinal não é enviado por satélite, mas por telefonia celular, facilitando a locomoção da equipe. “Temos duas equipes de Mochilink para transmitir ao vivo, de onde estiver, quando quiser. Já fizemos matéria dentro do metrô em movimento”, conta Ricardo Carlini.

Isso permite que o jornal cubra o fato na hora em que ele estiver ocorrendo, garantindo a cobertura em tempo real. O novo jornalismo também está preparado para entrar no ar a qualquer hora, quando a notícia exigir. “TV Alterosa, notícia a toda hora” é o novo slogan da programação jornalística.

Interatividade

Além da conversa com Ricardo Carlini, o Jornal da Alterosa já está no Twitter (@jornalalterosa), com mais de 7 mil seguidores. Alguns tweets serão lidos no ar, ao vivo. O público também pode participar enviando sugestões, dúvidas, críticas e denúncias para o “Alô Alterosa”, no telefone (31) 3237-6000.

Os apresentadores

Ricardo Carlini
Tem mais de 20 anos de experiência em televisão, como repórter, âncora, editor-chefe e chefe de redação. Além de gerente do jornalismo da Alterosa, apresenta o TV verdade e o Jornal da Alterosa – 1ª edição.

Laura Lima
Jornalista formada em 1989, trabalha em televisão desde 1990 e na Alterosa desde 1996. Já apresentou a 1ª e a 2ª edição do Jornal da Alterosa e também atua como editora da atração.

João Vítor Xavier
Jornalista desde a adolescência na cidade de Caeté, é conhecido do público da Rádio Itatiaia. É deputado estadual. No JA, fará análises e comentários.

Ana Cristina Pimenta

Jornalista há 18 anos, chegou à Alterosa pela primeira vez em 2003. De 2009 a 2011, integrou a equipe do Vrum. Atualmente é apresentadora do Jornal da Alterosa – 2ª edição.

TV Alterosa Leste entra no ar nesta segunda-feira

A Região Leste de Minas Gerais ganha um novo canal de televisão. Amanhã, às 16h, entra no ar a TV Alterosa Leste, transmitindo, já na estreia, diretamente de sua sede, em Manhuaçu, sinal para outras 50 cidades. Bênção ecumênica, às 19h, abrirá a solenidade oficial de inauguração. Às 19h30, a virada do sinal passa a ser, definitivamente, da nova emissora, substituindo o sinal que hoje é da TV Alterosa de Belo Horizonte, afiliada do SBT. Nesse momento, ao vivo, o SBT Brasil dará as boas vindas ao canal.“É uma emissora montada com tecnologia de ponta, que nos deixa em pé de igualdade com as mais modernas do Brasil. Ela está capacitada para transmitir em alta definição. Esse alto investimento em tecnologia reforça o compromisso do SBT e dos Diários Associados com a qualidade”, afirma o diretor regional Gleizer Naves. Ele está à frente de quatro emissoras no interior do estado: em Varginha, Juiz de Fora, Divinópolis e, agora, a TV Alterosa Leste, que conta com estrutura de apoio montada em Governador Valadares.

Durante os próximos 30 dias, a expectativa é de que o sinal alcance 122 cidades do Leste do estado, englobando o Vale do Aço, uma parte da Zona da Mata e o Vale do Rio Doce. Para todas será levada a programação nacional do SBT e da TV Alterosa de Belo Horizonte e, gradualmente, serão produzidos novos programas de jornalismo e entretenimento, atrações focadas em variados temas, respeitando as características locais e visando a identificação e aproximação cada vez maior do telespectador, segundo Gleizer Naves.

Em Manhuaçu, a sede da TV Alterosa Leste, no Bairro Bom Pastor, conta com jornalismo, controle mestre e toda a parte operacional. De lá vai ao ar o Jornal da Alterosa, produzido na cidade e em Governador Valadares. Nas instalações de Valadares funcionam, além do jornalismo, as áreas de contabilidade e comercial. São 31 funcionários, entre jornalistas, editores, cinegrafistas, publicitários, equipe técnica e o pessoal da área administrativa.

Na terça-feira, uma bênção ecumênica e a transmissão do Jornal da Alterosa da TV Alterosa Leste, às 18h30, marcará a inauguração da sede da emissora em Governador Valadares. As comemorações se encerram com festa para 500 convidados, no Clube Filadélfia, animada pelo cantor Diorgen Júnior e pela banda Calistones.

Ethel Corrêa: Jornalismo da Alterosa está mais próximo do povo

Ethel Corrêa é uma das mais antigas repórteres do Jornal da Alterosa. Desde dezembro de 2007, cobre fatos das comunidades, faz denúncias e reportagens policiais. Jornalista há 17 anos, desde a faculdade se interessava por jornalismo de comunidade, feito em plano sequência – quando o repórter anda pela cena do fato jornalístico, narrando o que está vendo e conversando com as pessoas no local. A veterana profissional fala mais sobre as novidades.O que mudou no novo jornalismo da TV Alterosa?
Agora estamos mais próximos do povo. Temos ido à periferia mostrar os problemas de lá e conversar com quem é afetado por eles. A gente não fica só no problema. A gente conta, mostra o drama das famílias e cobra uma resposta. Além disso, a cobertura policial ganhou força maior. E queremos mostrar tanto o trabalho que a polícia faz quando o que ela não está fazendo, ou faz de uma forma que a população não gostaria. Com o Mochilink, a gente entra ao vivo, no quadro “Polícia ao vivo”, em que o policial é o foco, fazendo o trabalho na hora, transmitido ao vivo pelo jornal.

Mesmo com a tecnologia do Mochilink, não é difícil encontrar fatos a toda hora, para entrar ao vivo?
Esse é o desafio: conseguir esse contato rápido. Às vezes, o primeiro local em que a gente escuta a notícia é o rádio, mas agora muita gente vai ver primeiro na TV Alterosa, porque estamos em contato direto com a polícia. Esse desafio, de acompanhar a notícia muito rapidamente, dá um gás novo para a equipe.

Quem assistir ao novo Jornal da Alterosa, a partir de amanhã, vai ver o quê?
Com certeza, verá matérias de polícia, comunidade e, principalmente, o que estiver bombando no dia. Temos denúncias, que recebemos a toda hora. Estaremos trabalhando matérias especiais, aprofundando temas que mexeram com a sociedade.

Jornal Estado de Minas
About these ads
  1. 31/07/2011 às 12:24

    ADOOOOOOOOOOOOOOOOROOOOOOOOOOOOOOOO!

    PLIM PLIM!

  2. 31/07/2011 às 12:25

    12:14 EE VOLTA BREAK!

    12:24/25 FIM!

    .

    12:25 ABERTURA DIDI!

  3. 31/07/2011 às 12:26

    tulio

    12h17 Globo 11.6; Record 8.3; SBT 6.5
    top 10 12:19
    vai subir !

  1. No trackbacks yet.

É extremamente proibida a divulgação de links de blogs ou sites concorrentes. Também não é permitida a inserção de qualquer tipo de comentário preconceituoso. O NTB não é responsável pelos comentários aqui postados Siga o NTB no Twitter: @BlogNTB

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 14.880 outros seguidores